Forum Airsoft Brasil 17 anos

Copiei aqui no Blog o anúncio do fechamento do Forum Airsoft Brasil (2003 – 2020):

Após 17 anos de existência e tendo um papel fundamental no airsoft brasileiro, o Forum ASB será fechado e retirado do ar no dia 6 de fevereiro de 2020. Ou seja, em 2 dias desta postagem.

A missão foi cumprida. O airsoft se tornou uma realidade no Brasil. Tudo bem que não da forma que eu imaginava no início, mas é fato que se tornou real.

Em 2002 quando iniciei este projeto, o airsoft não existia no país. Ninguém havia importado legalmente uma AEG e ninguém sabia como proceder. Vendo que havia uma enorme falta de informação no Brasil, eu decidi criar o forum Airsoft Brasil.

Começamos com menos de 10 membros em 2003. Mas a cada mês uns poucos iam se juntando. Muitos partiam pois não acreditavam que o airsoft seria um dia praticado no Brasil. Outros gostavam de debochar dizendo que seria impossível jogar airsoft aqui. Mesmo assim continuamos com o trabalho.

O nosso trabalho com o apoio dos demais membros que acreditaram no projeto Airsoft Brasil mostrou que com dedicação e comprometimento sempre atingiremos os resultados desejados. Após visitas à DFPC, inúmeras minutas e conversas tivemos finalmente a primeira Portaria sobre airsoft em dezembro de 2007.

Com esta NOSSA enorme vitória, lojas finalmente começaram a aparecer, membros começaram a importar e os primeiros eventos surgiram no Brasil (2008). Ainda me lembro bem do primeiro nacional feito em Curitiba. Operação Cinzas de Maio do grupo G.E.A.R. que teve até cobertura da revista Magnum.

A história do airsoft estava sendo escrita e com sucesso. O crescimento do airsoft a partir de 2008 foi exponencial e com ele o número de visitas ao Forum também exigiu a troca do servidor compartilhado para um servidor próprio. Mudamos da plataforma XOOPS, para VB e com isto a qualidade do acesso melhorou muito.

Infelizmente, quando se cresce muito, problemas também crescem. No início eramos uma enorme família de interessados se ajudando. Porém, alguns membros (times) acabaram por trazer para o Forum suas divergências em campos e egos. Começamos a ter os Special Forces de finais de semana, os melhores times das galaxias se enfrentando virtualmente, pessoas querendo lucrar sem regras com o novo hobbie e a honra que é uma baliza do airsoft começou a ser esquecida.

Com isto a grande família começou a ser desfeita, grupos foram criar seus foruns, times não convidavam mais outros times para eventos, listas negras surgiram etc… Nesta mesma época tivemos o surgimento do Facebook que devido a sua facilidade de uso passou a atrair os mais novos e em seguido todos os demais.

Por outro lado também, a minha própria vida foi mudando, a família foi crescendo, a profissão foi exigindo mais e obviamente o tempo para o airsoft foi sendo reduzido.

Um dia quem sabe, eu não me animo e escrevo um livro contando a história do airsoft nacional. Do ínicio da idéia em 2002 até hoje. Material é o que não falta, tempo é o que não tenho por enquanto.

Com isto chegamos ao fim do Forum Airsoft Brasil. Forum que surgiu em 2003 e foi fundamental para que hoje possamos praticar o airsoft no Brasil.

Gostaria de agradecer à todos aqueles que acreditaram na idéia lá em 2003 e que mesmo durante os 5 anos de espera para uma Portaria da DFPC nunca abandonaram o projeto. Fico feliz de ter tido a aportunidade de conhecer brasileiros de TODOS os estados deste país. Virtualmente e pessoalmente nos eventos que participei.

Para aqueles que querem manter contato, continuarei a ter a página da ASB no Facebook. O meu perfil no Facebook não é usado, apenas a página em https://www.facebook.com/airsoftbrasilcom e no Instagram: https://www.instagram.com/airsoftbrasilcom/

Ainda não tenho projetos definidos para o domínio airsoftbrasil.com, mas por enquanto ele deve ser direcionado para alguma de minhas contas de fb etc

17 anos, quase maioridade! 🙂

Grande abraço!

Parafal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s