Qual airsoft comprar?

A pergunta que mais recebo é: qual airsoft comprar?

Atualmente existem muitos modelos e marcas disponíveis. O ser humano tem um grande problema. Queremos ter muitas opções, porém quanto mais opções, mais confusos e indecisos ficamos.

Em 2003, quando iniciei no airsoft, era fácil escolher. A melhor marca era a japonesa Tokyo Marui (TM). Os poucos competidores fabricavam apenas clones da TM de baixa qualidade ou modelos super caros como a fabricante TOP que fabricava airsoft de suporte (M60). Muitos fabricantes de hoje, nesta época, produziam apenas acessórios e peças internas para as AEGs (Automatic Electric Gun) da TM. Naquela época, era fundamental para um fabricante lançar um produto (peças, gearbox etc) que fosse compatível com os modelos da TM. Como por exemplo a Systema, G&G e G&P entre outras produziam apenas peças e acessórios em 2003.

Neste mesmo período, com o crescimento da demanda por airsoft no mundo, algumas lojas de Hong Kong também tentaram criar suas próprias AEGs. A extinta Airsoftclub arriscou criar uma M14. Infelizmente os problemas foram tantos que as vendas foram mínimas. Não duvido nada que isto tenha sido um fator para o fechamento da loja alguns anos depois.

Vejam no anúncio da Airsoft Club que as peças internas eram da Tokyo Marui.

Após este breve histórico, vemos que 17 anos depois, o mercado evolui muito. Hoje em dia, não faltam opções para quase todos os gostos e tipos de jogos. Sendo assim, vou tentar ajudar você a escolher a sua primeira airsoft.

Não vou citar marcas ou modelos pois não quero influenciar a sua escolha. Ademais, não conheço ninguém que tenha testado modelos de todas as marcas existentes, logo sugerir o modelo X da marca Foo, não significa que o modelo Z da marca Bar, que eu nunca testei, seja pior. Sendo assim, eu vou apresentar um passo à passo que pode ajudar na sua decisão de qual airsoft comprar.

Vamos as etapas para a escolha da sua AEG, sim AEG. Não comece com outro sistema que não seja AEG (vide explicação no final do artigo):

  • Comece escolhendo uma plataforma: AR15/M4, AK47, SCAR, MP5 etc…
  • Após escolher a plataforma, está na hora de escolher o modelo. O importante nesta etapa é decidir qual design você mais gosta. Sim, a primeira coisa é realmente gostar do modelo, do design, do estilo da airsoft. Você viu um filme e gostou de uma das armas? Excelente, você pode usar isso como um fator na sua escolha. Por exemplo, minha primeira AEG foi uma TM modelo M733 (plataforma M4). Qual o motivo de ter escolhido uma M733? Simples, tinha acabado de ver no cinema o filme Black Hawk Down (Falcão Negro em Perigo). Simples assim. 🙂
  • Com o modelo definido, veja se existem muitos acessórios, kits ou peças de reposição no mercado. Isto é importante porque depois que você começa no esporte… a sua airsoft vai ser modificada. Você vai querer instalar um “red dot”, colocar trilhos, grips etc… então melhor ter certeza que você poderá modificar sua airsoft sem limites.
  • Agora que você já tem “certeza” do modelo dos seus sonhos, você ainda precisa verificar uma última coisa. Você não vai para um evento só com a sua AEG, você precisa de um colete, de bolsos para guardar os seus carregadores (mags) etc. Por isto, antes de clicar no botão de comprar, verifique se o modelo escolhido vai servir/combinar com o seu “loadout“. O principal é verificar se o carregador vai entrar no bolso do seu colete ou se existem bolsos disponíveis para o carregador da sua airsoft. Experiência pessoal: assim que a King Arms lançou o modelo do FAL (2008), eu nem pensei duas vezes e comprei. Quando recebi fui ver que meu colete com bolsos para mags de M4 não serviam. Quando fui procurar bolsos específicos para FAL… não encontrei. A solução foi usar bolsos de AK47 ou bolsos duplos de M4. Obviamente que em último caso você adapta/improvisa, não é pelo fato de não existir um colete ou bolso específico que você vai deixar de comprar a airsoft dos seus sonhos, mas tenha isto em mente.

Por fim, resta escolher a marca. Como falei antes, não vou citar nomes de marcas aqui. Mas vou sugerir o seguinte:

  • Pesquise muito. Procure em foruns estrangeiros, veja reviews no youtube e em outras mídias, visite o site oficial do fabricante, fale com outros jogadores mais experientes. Enfim, veja o que o consenso da maioria tende a considerar como marcas de qualidade e marcas de baixa qualidade que você precisa manter distância. As vezes até olhar o preço de venda no exterior pode ajudar a identificar marcas de qualidade. Enfim, definir quais marcas são realmente boas, muitas vezes é subjetivo, então melhor ouvir mais de uma opinião.
  • Lembre que airsoft é brinquedo. Sendo assim, mesmo sua airsoft sendo de qualidade, ela pode quebrar um dia. Tenha em mente que você vai precisar fazer manutenção, trocar peças internas e externas. Isto faz parte do airsoft.

Por fim, diferente de outros hobbies, não existe esta história de comprar uma airsoft barata de baixa qualidade para depois comprar outra melhor quando você souber jogar. Se você tem os meios ($) para começar com uma airsoft de qualidade, opte sempre pela qualidade. Se você não tiver os meios ou não quiser investir muito, mesmo assim tente ver dentre as marcas consideradas de qualidade, o modelo mais em conta. Não compre porcaria, porque você vai se arrepender.

Como dito acima, prefira começar com uma AEG. Eu pessoalmente recomendo AEG. Quer entrar no airsoft e ser feliz, comece com uma AEG de qualidade. Se você já tem experiência e já possui uma AEG, neste caso você tem a opção de testar uma GBB ou quem sabe se tornar um sniper. 🙂

AEG é simples de usar e basicamente só requer uma bateria. As airsoft que usam gás tendem a ser mais caras e você tem o custo extra do gás. Sniper… bem se você é um lobo solitário com bastante experiência no airsoft e tem uma boa verba para investir… vai fundo. Mas se você é novato, sniper não deve ser sua primeira opção.

[TL:DR] Escolha a sua primeira AEG pelo design que você gosta. Opte pelo máximo de qualidade que sua verba permite. Pesquise muito antes de comprar e veja se o modelo escolhido é compatível com os acessórios que você gosta e se existem peças de reposição no mercado. Ter uma AEG diferente em campo é show, mas se der um problema, talvez você fique meses sem jogar pelo simples fato de não existir peça ou ter de importar.

Boas compras e bons jogos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s